Influência da Coluna Vertebral na Saúde
O nervo Central estendendo-se do cérebro pelo núcleo espinhal da coluna vertebral , distribui o sistema nervoso central em uma rede de nervos que vai para cada parte do corpo , e que provê toda a função que não está no controle consciente (respiração,digestão, batimentos cardίacos, etc.) Esta rede extensa de nervos é denominada de Sistema Nervoso Autônomo e além disso dividem-se em Sistemas Nervosos Sympático e Parasympático que provêem equilíbrio vital ao funcionamento dos nervos corporais. Qualquer desenquilibrio do alinhamento espinal ou pressão anormal nas uniôes entre as vértebras podem prejudicar o Sistema Nervoso Autônomo que resulta em menor ou maior disfunção do corpo e principalmente em doenças. O tutano do osso da coluna vertebral é também uma fonte de produção de sangue e o sistema imunológico (globulin) sobre o qual os adultos na fase media da vida são mais dependentes , com a idade vem a diminuição na forma de produção de globulina e a redução da glândula de thymus.Utilização Completa do Movimento da Coluna Vertebral
Quando despertamos ou nos sentimos cansados, levantamos os nossos braços, esticamos e bocejamos, e no processo, dobramos a coluna vertebral e ao torcer-se promovemos um movimento parecido a uma cobra. Imediatamente sentimos uma sensação prazenteira de movimento de energia e alertamos a mente. A razão disto é que no bocejo, os pulmões enchem-se de ar e ocorre maior oxigenação nas células,a pressão nos discos intervertebrais momentaneamente relaxam e o Sistema Nervoso Autônomo é estimulado. (Faça 'um bocejo' agora para verificar o valor de tal oxigenação .
Um olhar à monarquia dos animais e às criações do mar mostra como eles usam movimentos 'parecidos como o da cobra .A ação de caminhar , correr ou nadar fornece benefícios que protegem o corpo de quase todas as doenças.
Quando a massagem conclui, você experimenta um benefício de terapêutica uma sensação semelhante àquela do bocejo e estiramento (uma indicação do valor do massageador).
80 % de Problemas de Doenças Crônicas estão relacionadas à Coluna Vertebral
Problemas associados à Coluna Vertebral e aos Sistemas Nervoso e Autônomo:
|
Tireóide inflamada, tensăo nos músculos do pescoço , pescoço rijido, dor na parte superior dos nervos do corpo, torpor, falta de energia, inflamaçãoda trachéia asma, doença de coração, doença de fígado, disfunção estomacal, diabete, alergias, inflamação nos rins, artrite, reumatismo, endurecimento das artérias, formação de pedras, apoplexia, sistema imunológico baixo Constipação, disenteria, hérnia, varizes, dôres menstruais, dor no nervo ciático,dor no joelho, dificuldade de urinar , urina freqüente, pernas débeis, dor nas solas dos pés, uremia.
Diferença no comprimento das pernas, inflamação de bexiga e ventre, inflamação do ceco, hemorróidas, dificuldades em engravidar-se dor no final da coluna vertebral.
FONTE: ChiBrazil.com